quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Olá,
      Ultimamente percebo que tudo que esta a nossa volta tornou-se mais importante que estudar, não que os estudos e apenas eles sejam a única coisa interessante que temos, mas que até olhar a parede, analisar a ponta do lápis, roer as unhas... São mais interessantes do que um pequeno esforço para prestar atenção em uma aula, numa atividade de classe ou de casa, enfim o que vejo é que hoje tudo é muito sacrificante na visão do aluno, e isto acaba sendo apoiado por alguns professores, em épocas passadas, mas não tão distantes, digo a uns 3 ou 4 anos atrás, parecíamos ter um pouco mais de vontade de estudar, este pouco fazia grande diferença, pois quem não se lembra de sair da sala de aula com o gabarito da prova copiado na mão para comparar com a do colega, e isso tornava-se o assunto da semana até que a prova fosse corrigida pela professora? Ou então fazer um seminário, um trabalho em grupo, como nos empolgava  montar uma peça que tratasse do assunto solicitado pela professora, íamos para a biblioteca pesquisar em livros e passávamos horas copiando o assunto pois não podíamos levar o livro para casa? E as feiras de culturas, ah me lembro bem que minha vida mudava neste período e não precisava de pai e mãe dizendo "vá querida você consegue", muito pelo contrário "menina parece que quer morar na escola". É hoje o que não faltam são incentivos, sei sim que existe um milhão de problemas políticos, pedagógicos, psicológicos... Mas o desinteresse das crianças, adolescentes e adultos é absurdo, é como se tudo não passasse de uma grande mentira em que todos descobriram a verdade e agora todos jogaram a toalha, e com isso a deficiência que vemos a todo o momento em uma simples conversa com um amigo, em uma interpretação de uma piada, de um simples questionamento político tornou-se um vazio, as cabeças não assimilam mais idéias, parecem apenas saber agir mecanicamente como algo programado e com defeito de fábrica.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vamos continuar simplificando em 2011


Muitos ficaram numa situação não tão boa no final do ano escolar de 2010, aulas de recuperação, aulas no reforço, é verdade faltou estudar um pouco mais, e já sei que fez aquela promessa que faz todos os anos e acaba não cumprindo "ano que vem eu vou estudar", "na segunda unidade eu já estarei passado", é exatamente isso que desejo a todos vocês, mas desejar não é o suficiente, temos sim que "meter a cara nos livros".
Podem contar comigo, no ano de 2010 acabei tirando poucas dúvidas aqui, ou na verdade nenhuma, mas não desistirei, estarei aqui para que sempre que surja alguma necessidade responder aos seus questionamentos. 
Que este ano realmente vocês possam ter um bom aprendizado!
Abraços!