sábado, 16 de outubro de 2010

Questões de Provas!!

Caros colegas e alunos,
Neste tópico irei sugerir questões de determinados assuntos que para mim avaliariam bem os alunos em dias de provas, testes, listas, exames.
Aceito também sugestões e claro que também poderemos postar aqui alguma questão que não conseguimos entender e acabou caindo em alguma avaliação.
Até mais!
Abraços

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro Dia do Professor

Segue abaixo uma mensagem que recebi em curso que estou fazendo (SOS Professores):
Muito além dos 200 dias letivos,  somos Professores, acreditamos na utopia de um mundo melhor e de pessoas melhores.
   Li outro dia, uma frase que era mais ou menos assim " Estamos tão preocupados que tipo
de planeta vamos deixar para nossos filhos  que nos esquecemos  de nos preocupar que
tipo de filhos vamos deixar para o planeta "
   A  minha resposta para essa frase seria " O Professor está justamente trabalhando  para
que não apenas o Planeta seja melhor, mas que as Pessoas que habitam nele também
o sejam ".
                                                     Feliz Dia dos Professores, todos os dias do ano.
                                                                                             Roseli Brito

Que todos possam perceber de forma carinhosa e simples a diferença que os professores fizeram ou fazem em sua vida!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resolvendo listas de exercícios.

Olá pessoal,
Queridos alunos todas as dúvidas referentes as listas de exercícios serão tiradas atráves desta postagem. Me informem qual é a série, a turma, a questão que eu olho aqui e logo em seguida respondo da melhor forma, para que consigam ter bom desempenho nas listas.
A todos vocês bons estudos e um excelente dia!
Abraços

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Regra de Sinais

Falar de regra de sinais é sempre uma grande confusão, imagine só perder pontos de uma questão por errou o jogo de sinal, com certeza gera uma revolta, para que esses problemas acabem vamos definir aqui a melhor forma de trabalhar com a regra dos sinais.
Primeiro temos que analisar que operação está sendo realizada entre determinados números, pois faz grande diferença. Façamos assim o que vale para a soma vale também para a subtração, mas já para a multiplicação e divisão temos regra diferentes a da soma.
·        Quando estamos somando ou subtraindo números devemos verificar se tivermos:
+ + somamos e conservamos o sinal +
- - somamos e conservamos o sinal -
+ - subtraímos e conservaremos o sinal maior da mesma forma para - +
v  Conclusão:
Na soma sinais iguais somamos e conservamos o sinal, sinais diferentes subtraímos e conservamos o sinal do número maior.
·        Quando estamos multiplicando ou dividindo devemos verificar se tivermos:
+ + multiplicamos ou dividimos e conservamos o sinal +
- - multiplicamos ou dividimos e conservamos o sinal +
+ - ou - + multiplicamos ou dividimos e conservamos o sinal -
v  Conclusão:
Na multiplicação e na divisão, sinais iguais é positivo e sinais diferentes é negativo.

Lembrem-se qualquer dúvida estou aqui!
Abraços!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Diferença entre MMC E MDC

Muitas vezes ao resolver uma equação ou um problema matemático recorremos as seguintes definições de mmc e mdc, ou melhor recorremos ao processo de resolução, mesmo sem saber do que se trata. É comum alunos me perguntarem se tira mdc quando na verdade deveriam utilizar o mmc e virce versa, o que acontece é que em muitos campos da matemática agimos de forma tão mecânica que o que de fato importa em determinado conceito não é absorvido, o mmc então é muito simples saber que significa minímo múltiplo comum e o mdc máximo divisor comum, mas porque não poderia ser mmc máximo múltiplo comum e o mdc menor divisor comum? Você sabe responder esta pergunta? Sei que a moiria agora está pensando talvez até encontrem a resposta, pois é muito simples, quando falamos em múltiplos sabemos que eles são inifinitos daí então não teria nunca como encontrar o maior, já encontrar o menor é apenas analisar se tal número é multiplo de certos números, da mesma forma podemos verificar que o menor divisor é único, pois seria o 1, pois ele é divisor universal, divide todo e qualquer número, daí então se faz necessário encontrar aquele que é o maior entre dois números quaisquer. Geralmente utilizamos o mmc para fazer operações com frações onde nos deparamos com denominadores diferentes o que impossibilita uma soma ou subtração, mas também pode ser usado na resolução de problemas, já o mdc é mais usado nas resoluções de problemas. Abraços, qualquer dúvida estou por aqui!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os diversos caminhos para a mesma resposta!

Há quem diga que a matemática é conclusiva em apenas um método para cada questão, que não existe mais de uma maneira para chegar ao mesmo resultado, e isto pode ser um dos grandes fatores que contribui para tanta confusão nesta ciência e como consequência o temor com a disciplina. Casos como os sistemas de equações, construções de gráficos, operações, etc, podem ter vários caminhos para começar e chegar ao mesmo lugar de forma correta. E o pior disso é que por enfatizarem tanto essa calúnia sobre a matemática é que alunos vêem o assunto em sala de aula com seu professor, vão para casa resolver seus exercícios e acabam se decepcionando na correção, antes mesmo de questionarem se sua resposta está correta acabam apagando suas respostas acreditando que somente a resposta do seu professor estava correta, isso desistimula demais a mente do aluno e gera toda essa dificuldade.
Estou aqui á espera das dúvidas de todos vocês, até mais.
Abraços